top of page
Yoga em casa

Atividade
Física

Aula de pilates

   Por que você acha que deveria se exercitar?

   O que te faz ter sempre em mente essa pendência de “preciso voltar a fazer alguma coisa?”

   Como você se sente depois de suar a camisa? É diferente de um dia todo trabalhando ou no sofá, certo?

   Ter clareza sobre os motivos que te fazem pensar em praticar uma atividade física é o ponto de partida para a mudança e a motivação. Nada que não faça sentido para você será sustentável. Na primeira dificuldade, estagnação ou involução você irá abandonar a ideia de exercitar-se. A não ser que o ‘seu porquê’ lá no fundo, seja forte. Quero me sentir vivo. Quero me sentir leve. Quero envelhecer melhor. Quero ser mais produtivo. Qual é o seu porquê?

    Você já ouviu dizer que nosso corpo foi feito para o movimento, certo? Mas você já parou para refletir até onde vai essa histórica? Pois bem, um corpo parado atrofia. Perde massa muscular que sustentaria seus ossos em pé, acumula gordura que é fonte de inflamação e oxidação, ou seja, de envelhecimento. O corpo parado deixa a circulação menos eficiente, assim como outros sistemas como o trato gastrointestinal, acumulando cada vez mais toxinas. O corpo parado prejudica a saúde mental pois deixa de liberar hormônios e neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e gera o senso de estagnação, inconclusão, não-evolução. É claro que aqui levamos a um extremo da ausência de movimento, mas a história é real. Quanto menos movimento, menos vida. Quanto mais movimento, mais vida. Então, sim, fomos feitos para o movimento. A sua vida sedentária pode te fazer feliz, mas certamente você está longe do nível de bem-estar e felicidade que poderia atingir.

   O seu ‘porquê’ para praticar uma atividade física pode até ser conquistar um peso específico, mas chegando lá, tudo bem parar? Realmente podemos acreditar que teremos uma fase da vida na qual precisaremos nos exercitar e depois, pronto, se encerra a temporada? É nítido que não é assim que funciona. Guardando as devidas exceções, é claro, de quem passa por qualquer situação que impeça o movimento, mas todos deveriam se exercitar pelo menos um pouco sempre que possível, na maior frequência que puder.

    Importante ressaltar que não existe exercício melhor ou pior, existe movimentar-se ou não. Se você tem um objetivo muito específico pode até ter uma atividade mais ou menos indicada para o seu caso. Mas de maneira geral, a melhor atividade física é aquela que você faz com frequência. É aquela que te gera bem-estar, que você sabe que se sentirá melhor fazendo do que não fazendo, é aquela que te entrega o resultado que você busca, seja ele ter mais disposição ou sentir-se melhor em seu próprio corpo.

   A disciplina relacionada ao exercício significa sim ter metas, mas significa principalmente saber valorizar o que a atividade física pode fazer por você hoje. O bem-estar físico, mental e social. O senso de autocuidado, de ter as rédeas de como se sente. De ser sempre capaz de mais, de dedicação e conclusão. Há coisas que a atividade física pode fazer por você que não são substituíveis por outras, como por exemplo abastecer-se de energia ao mesmo tempo em que se está 'gastando’ energia em algum esforço. Experimente enxergar dessa forma e prepare-se para não querer viver sem movimento nunca mais.

Encontre o seu porquê

bottom of page